Articula DF

Incubadora de Arte e Cultura do CDT/UnB

Atuação em rede ainda é novidade para o setor cultural

Pesquisa realizada por Gustavo Vidigal, coordenador da Articula DF investiga as percepções e gargalos em redes culturais

Uma rede cultural é um espaço físico ou virtual no qual agentes interagem para compartilhar conhecimentos, informações, experiências e desenvolver políticas e ações culturais. As redes podem assumir diferentes objetivos, como a geração de pesquisas e a integração de agentes.

A pesquisa Percepções e Gargalos na Criação, Desenvolvimento e Atuação em Redes Culturais mostrou que, para o setor cultural, os principais objetivos de uma rede deveriam ser a formação em cultura e em gestão de políticas culturais (cada uma com 20%). Isto demostra que o setor enxerga nas redes principalmente um espaço de desenvolvimento profissional e articulação política.

Ainda não há, entretanto, uma percepção totalmente instalada da rede como um espaço de diálogo e interação eficiente. Os gargalos técnicos são considerados a principal dificuldade na formação de redes (34%). A confiança nos membros da rede também pode ser considerada um impedimento (30%).

Os resultados demonstraram que o relacionamento interpessoal dos participantes é considerado extremamente importante para a formação destes grupos. Para 34% dos participantes do estudo, a ação mais interessante para apoiar a criação e fortalecimento de redes culturais é o desenvolvimento de eventos presenciais de articulação.

A pesquisa teve o objetivo de investigar as percepções e dificuldades encontradas na articulação de redes culturais. A análise foi feita por meio de entrevistas com agentes culturais e também por meio de um questionário online. Ao todo, foram realizadas oito entrevistas presenciais e vinte e cinco questionários foram respondidos em plataforma online.

Relatório da Pesquisa de Redes Culturais

Uma resposta para “Atuação em rede ainda é novidade para o setor cultural

  1. Pingback: Cultura e Mercado | para quem vive de cultura. » Redes Culturais: uma avaliação inicial

Deixe um comentário